A proposta desta dica é mostrar que é possível trazer o yoga para o seu dia a dia de forma simples, segura e eficiente. Esta sequência é excelente para iniciantes, mas também é muito útil para praticantes mais experientes que não conseguem dispor de tempo suficiente para uma pratica mais elaborada ao acordar. Além disso, ela é indicada para aliviar e prevenir dores nas costas.
Reserve apenas 20 minutos e experimente. Depois, conto com o seu relato: Como foi começar o dia dessa forma?
Om
Gratidão. Independente da sua visão de mundo, ao acordar, evoque em você uma gratidão por estar vivo, por respirar, pelas suas capacidades, por seus conhecimentos, pelas coisas de que dispõe.
Hidroterapia. Beba um copo de água ainda em jejum e tome um banho. A higiene tem papel fundamental no yoga, tanto externa quanto internamente.
Hidroterapia. Beba um copo de água ainda em jejum e tome um banho. A higiene tem papel fundamental no yoga, tanto externa quanto internamente.
3. Mobilidade para o quadril e pernas. Ainda sentado, passe a perna esquerda pelo lado esquerdo do corpo de modo que o pé esquerdo fique próximo ao glúteo desse mesmo lado. Deixe a perna direita flexionada na frente do corpo com a sola do pé direito próxima ou tocando a coxa esquerda. Gire-se um pouco para o lado direito, deixando o umbigo voltado para o joelho direito, inspire e expirando flexione o tronco apoiando o abdômen sobre a coxa e esticando os braços no prolongamento do tronco. Permaneça nessa posição por 10 respirações enquanto mantém a consciência na região abdominal. Deste lado você massageia o cólon ascendente do intestino. Em seguida, inverta a posição das pernas e faça para o lado esquerdo, massageando o cólon descendente.Neste asana promovemos uma suave tração na coluna vertebral, liberando espaço entre as vértebras e descomprimindo os discos de modo a permitir sua hidratação, o que é fundamental para manter a vitalidade de suas células e para que eles cumpram seu papel de amortecimento ao longo do dia. Recomendo que faça esse ásana também no final do dia.
6. Respiração abdominal para os que já acordam em 220v e Kapalabhati para os que acordam com sonolência.
7. Meditação para desenvolver a capacidade de
se concentrar.Volte para a posição inicial. Sentado com a coluna reta para facilitar o fluxo respiratório, relaxe as partes do corpo que não atuam para manter a postura em que você se encontra. Feche os olhos e fique consciente do fluxo natural da respiração (apesar de não controlar, você sabe quando está inspirando e sabe quando está expirando… não perca nenhuma respiração). Contemple o ar passando pelas narinas. Caso sua atenção se disperse, pacientemente traga-a de volta para a respiração. Finalize assumindo o controle da respiração, inspirando profundamente. Devagar, movimente os dedos das mãos e por fim se espreguice. De acordo com sua rotina, você pode reservar de 3 a 10 minutos do seu dia para esse trabalho meditativo que pode ser feito também independente do resto da prática aqui sugerida.
Vc parou de postar no blog, porquê 🤔
ResponderExcluirOlá Priscila. Não será outra pessoa?
ExcluirAbraços.
Flora Marques.